Odontologia digital: conheça as principais tecnologias para investir na sua clínica

5 minutos para ler

Acompanhar as inovações tecnológicas é fundamental para aperfeiçoar a atuação de profissionais de qualquer área. Para os dentistas, isso significa estar por dentro das novidades da odontologia digital.

Por meio delas, os procedimentos se tornam mais eficientes, promovendo mais satisfação aos pacientes e maior otimização do trabalho para os profissionais. Desse modo, é necessário estar atualizado para saber quais tecnologias devem ser implementadas no seu dia a dia.

Realidade virtual

Já imaginou realizar um tratamento enquanto o seu paciente está na praia? Parece impossível, não é mesmo? Mas a realidade virtual mostra que essa situação pode ser colocada em prática.

Os óculos de realidade virtual permitem que os pacientes sejam transportados para outro lugar, por meio de imagens, enquanto o dentista realiza o seu trabalho. Essa tecnologia é altamente vantajosa por proporcionar que as pessoas fiquem mais relaxadas e, com isso, sintam menos dor.

O objeto ajuda na distração, o que é importante principalmente para as crianças. Então, proporciona uma experiência mais tranquila e facilita o atendimento. Lembre-se de que algumas pessoas têm fobia ao tratamento odontológico, então, adotar soluções tecnológicas que as acalmem se mostra necessário.

Impressão em 3D

A impressora em 3D começou a invadir as clínicas para aprimorar os procedimentos cirúrgicos e protéticos no dia a dia. Isso porque ela é capaz de auxiliar na produção de próteses de modo geral, tornando o processo bem mais rápido e mais preciso.

Esse equipamento consegue produzir materiais sob medida para cada paciente, co altíssima precisão. Com isso, o resultado se revela satisfatório.

Além disso, essa inovação também oferece melhores acabamentos e texturas dos produtos, promovendo, assim, maior qualidade no tratamento. Outro ponto positivo da impressão em 3D é que ela possibilita a criação de modelos e guias cirúrgicos, permitindo a visualização precisa do organismo e a realização de um treinamento antes que a cirurgia seja feita.

Softwares odontológicos

O uso de softwares tem otimizado o dia a dia de diferentes profissionais. Afinal, essas tecnologias conseguem automatizar tarefas e, assim, é possível ganhar tempo em outras atividades.

Como a rotina é bastante atribulada, dar conta de tudo pode ser um verdadeiro desafio. Então, esses softwares são capazes de confirmar consultas automaticamente por SMS, fazer a gestão de estoque, compra de materiais, resolver questões burocráticas e organizar o fluxo de caixa.

Com isso, tarefas que antes demandavam muito tempo passaram a ser agilizadas, o que contribui para a atuação do profissional e, consequentemente, para a experiência dos pacientes.

Tratamento para cáries com laser

Para pacientes que se apavoram só de pensar em ir ao dentista para remover cáries e ouvir o som do motor, existe uma novidade incrível da odontologia digital: tratamento para cáries com laser.

Por meio dessa inovação, o dentista consegue fazer a remoção da área danificada sem que o paciente se incomode. Ainda que essa solução seja bem recente, a previsão é de que a sua disseminação ocorra com rapidez nas clínicas odontológicas durante os próximos anos.

No entanto, não é qualquer profissional que pode adotar a técnica. Para isso, é necessário se atualizar sobre como usar este equipamento corretamente.

Odontologia cosmética

Com o objetivo de realizar tratamentos estéticos, a odontologia cosmética é responsável por fazer procedimentos minimamente invasivos. Com isso, o paciente pode ter sorriso branco e alinhado rapidamente sem que ocorra grandes desgaste dos dentes.

Esse trabalho é feito a partir de exames de imagem, que permitem um estudo detalhado do caso. Isso leva o dentista a identificar qual é o tratamento mais ágil e eficaz.

Telerradiologia

A telerradiologia é a emissão de laudos a distância. Assim, o dentista não precisa ter um radiologista na clínica, pois utiliza um sistema pelo qual envia as imagens do paciente à empresa de telerradiologia que contratou.

Em seguida, os profissionais dessa empresa são responsáveis por fazer a análise dos exames, elaboração dos laudos e, por fim, o envio dos resultados para os dentistas. Com isso, é possível garantir a economia no processo.

Afinal, contratar um colaborador para esse fim é bem mais custoso, não é mesmo? Além disso, a telerradiologia não exige taxa mensal, você só paga pelos serviços que utilizar.

Scanner intraoral

O scanner intraoral é uma novidade que tem beneficiado bastante os profissionais da odontologia. Por meio dele, a boca do paciente é inteiramente mapeada. Em seguida, a imagem em 3D aparece no computador e, assim, o dentista consegue trabalhar virtualmente.

Essa máquina apresenta diversas vantagens, como maior conforto para o paciente, bem como maior previsibilidade e precisão. Além disso, é possível fazer a impressão do modelo na impressora em 3D.

Outro benefício é que o scanner intraoral facilita o envio da prótese digital ao técnico responsável por confeccioná-la. Devido a tantas vantagens, estima-se que a moldagem tradicional desapareça em poucos anos.

Anestesia sem dor

A anestesia é uma das principais reclamações do paciente, por causa da dor causada pela agulha. Por outro lado, agora, existe um novo procedimento computadorizado que permite a aplicação da anestesia praticamente sem dor.

Percebeu como a odontologia digital veio para facilitar a vida do paciente e do dentista? Com essas inovações tecnológicas, os tratamentos se tornam mais ágeis e precisos, promovendo uma experiência agradável, e não mais dolorosa ou desconfortável.

Depois de saber mais sobre as novidades no ramo da odontologia, que tal aprimorar o seu conhecimento e entender como funciona a regeneração guiada dos tecidos?

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.